Criar gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de marketing é uma grande sacada para empreendedores que desejam ter mais alcance em suas ações.
Isso porque, esses estímulos emocionais mexe com o subconsciente de uma pessoa de maneira que ela age inconscientemente em ações pré estabelecido.
Engana-se quem pensa que ao comprarmos algo foi por impulso, a verdade é que fomos estimulados por uma oferta ou uma oportunidade imposta a vista de tal maneira que seu visual era bom demais e precisávamos comprar.
Contudo, se você é empreendedor e não sabe como utilizar os gatilhos mentais nas suas estratégias nesse artigo vamos te dar os principais gatilhos mentais para você usar.
Continue lendo esse artigo para aprender sobre gatilhos mentais e como pode ser úteis para você e seu negócio.
Boa leitura!
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são estímulos emocionais dados ao cérebro por agentes externos capazes de persuadir inconscientemente alguém a fazer algo automaticamente.
Essa ação é bem explicada, por exemplo, quando já está de noite e olhamos a hora e automaticamente sabemos que já está na hora de dormir ou quando olhamos uma sandália aquela que usamos diariamente e sabemos que devemos calça-la para não ficarmos descalço.
Os gatilhos emocionais tem muito mais a ver com a psicologia, com a nossa cultura, nossos rituais diários, do que com qualquer outra base supostamente.
Para o cérebro humano economizar energia é preciso às vezes recorrer a pequenos ganchos que o faz trabalhar menos para algo maior.
Veja também:
- Método mil por semana funciona?
- Tráfego pago x tráfego orgânico: o que é, qual o melhor?
- Como criar um negócio lucrativo do zero: em 6 passos, monte seu negócio online.
- 5 passos para gerenciar sua equipe.
- Como ganhar dinheiro com as redes sociais: aprenda as melhores opções!
Como aplicar os gatilhos mentais para estratégias de marketing e vendas?
Já que os gatilhos mentais usam de agentes externos para persuadir, alinhado ao marketing torna-se uma poderosa ferramenta para atrair, captar e engajar com pessoas tendo a oportunidade de venda.
No entanto, sair de um ponto A até o ponto B deve haver um movimento, uma estratégia e se a intenção é vender utilizando gatilhos mentais é preciso entender mais a fundo cada um desses ganchos e como fazê-los funcionar na mente humana.
Abaixo está os principais gatilhos mentais utilizados atualmente para diversas táticas de marketing que você precisa conhecer.
Urgência
O gatilho mental da urgência é bastante utilizado nas promoção e ofertas de marketing online e off-line.
Gancho emocional para gerar emergência, rapidez e agilidade, a urgência garante um toque final para acelerar a aquisição de um produto ou a realização de uma ação.
Por exemplo, ao final de uma promoção dizer que tal produto só estará disponível para os 10 primeiros clientes, com isso muitos consumidores do produto correm para comprar.
A urgência só será eficaz se o público-alvo do produto estiver bem definido e alinhado a campanha.
Escassez
Muita semelhança da urgência o gatilho emocional da escassez também é bem eficiente ao final de ofertas e premoções, no entanto, consegue ser mais trabalhada dependendo da campanha.
O gatilho emocional da escassez pode ser alinhado ao tempo, vagas, determinar a quantidade de espaço e tamanho a criatividade faz da escassez um dos melhores gatilhos mentais.
Um exemplo muito comum a ser citado é quando sua operadora de celular lança uma campanha tentadora te convidado para fazer um upgrade no seu plano de internet alegando ser por tempo limitado.
Não é preciso traçar planos mirabolantes com o gatilho da escassez, faça o básico bem feito que já terá sucesso!
Reciprocidade
Já ouviu dizer que você precisa dar para receber algo em troca? A reciprocidade é a explicação desse ditado popular.
Você querer ser recíproco com alguém que te fez bem ou te ajudou é um sentimento comum entre os seres humanos, com isso, esse estímulo mental é bastante utilizado em estratégias de marketing.
Explicado quando você recebe algo gratuito e precisa deixar uma forma de contato em uma landing page (página de captura) como seu email ou número de WhatsApp, mas não se simplifica apenas com esse exemplo, sabe aquelas vezes que você passa a consumir um conteúdo nas redes sociais e acaba seguindo aquele perfil em diversas plataformas? A Reciprocidade mesmo que automaticamente também está presente ali.
Nesse gatilho mental a melhor maneira de fazer a reciprocidade funcionar é oferecer algo gratuito gerando valor na pessoa que recebeu.
Prova social
Gatilho mental muito aplicado em estratégias de marketing para gerar identificação com a persona do produto, a prova social é poderosíssima para explicar em termos emocionais que se determinada pessoa conseguiu fazer algo, pois estou contatando a prova eu também consigo executar tal feito.
A prova social é aquele famoso depoimento de cliente, um antes e depois de usar o produto ou até uma foto de resultado obtido após adquirir um serviço.
A mudança e os benefícios conquistados após clientes usarem de um produto é muito eficiente em campanhas em qualquer nicho ou setor.
Autoridade
O gatilho emocional da autoridade se assemelha e, em simultâneo,se distingue do gancho da prova social, isso porque, engana-se quem pensa que um depoimento de uma pessoa comum faz efeito para gerar conexão na persona em um produto premium.
Para fazer a autoridade funcionar em um produto premium a pessoa que for dar o depoimento precisa ser conhecida e respeitada pelo seu público-alvo só dessa forma o depoimento será bom o bastante para ser feita a ação pré estabelecida.
Veja também:
- Método mil por semana funciona?
- Tráfego pago x tráfego orgânico: o que é, qual o melhor?
- Como criar um negócio lucrativo do zero: em 6 passos, monte seu negócio lucrativo.
- 5 passos para gerenciar sua equipe.
- Como ganhar dinheiro com as redes sociais? Aprenda as melhores opções!
Bônus: para você poder aprender ainda mais vou citar mais gatilhos mentais para te ajudar em suas estratégias de marketing e vendas.
Antecipação
Não adianta criar uma grande campanha de marketing sem antes prepara os possíveis compradores que haverá uma oportunidade para que eles participem da ação.
Quando o lead já está aquecido fica mais fácil na hora certa efetuar a compra do que um lead que nunca ouviu falar do evento.
O gatinho mental da antecipação funciona exatamente para essa questão, preparar o lead para determinada ação de marketing assim ele já estará preparado quando o evento estiver disponível.
Exclusividade
Quem não gosta de ter um produto ou serviço feito especialmente para você, para atender suas necessidades específicas?
Gerar o gatilho da exclusividade muitas vezes é mexer com o ego do ser humano, saber que o serviço foi feito só para você isso é bastante utilizado em tratamentos vip e cobiçado por muitos.
Para não dar tudo errado em uma campanha com o gatilho da exclusividade garanta que o produto ou serviço prestado seja realmente específico para suprir uma dor ou desejo de um consumidor.
Novidade
A novidade desperta o sentimento em qualquer pessoa de querer conhecer mais sobre algo e até entender de fato como tal coisa funciona há uma inquietude tremenda.
Lançar um produto que seja novidade no mercado garante uma acelerada compra no mercado se estiver bem alinhado com a persona.
Inimigo em comum
Transferir a culpa para outra pessoa é outra atitude comum entre as pessoas, fazer essa estratégia no marketing pode gerar conexão com leads em circunstâncias em comum a ser resolvidas.
Culpar a internet por acabar em um dia que não seja útil por isso não pode entregar um trabalho, muitas vezes é mais fácil do que falar que você tinha como pagar um dia antes, mas não pagou porque estava ocupado de mais assistido sua série preferida, né?
Mas você deve está se perguntar ─ como se beneficiar do gatilho mental do inimigo em comum, na estratégia de marketing?
Muito simples jogue a culpa de um problema do cliente em um terceiro ao invés de dizer que a culpa é dele assim ambos ficam satisfeitos com o desenrolar do ato e acabam encontrando uma solução que beneficia um ao outro.
Curiosidade
Não é novidade para ninguém que a curiosidade matou o gato, né?
Distrações a parte, o estímulo emocional da curiosidade é bastante utilizado em títulos para fazer com que pessoas cliquem em um vídeo, por exemplo, para assistir; imagine então essa tática sendo executada em uma oferta de uma das suas campanhas.
Estratégia comum no marketing, a curiosidade atua como um estímulo poderoso em diversas copys disseminadas no mercado online.
Dor x prazer
Ser recompensado depois inúmeras tentativas frustradas e desgastantes é uma sensação prazerosa para a mente humana, você não acha?
Temos no nosso subconsciente a tentativa de evitarmos sofrer, mas nem sempre dá certo mudar de caminho, por isso, quando há uma recompensa pela dor sofrida se cria uma compensação pelo ocorrido e usar a relação dor versos prazer em estratégias de marketing engloba muitos outros gatilhos mentais.
Mostrar a transformação e os ganhos após aplicar um passo a passo para ganhar dinheiro extra é bem satisfatório para um lead que queira ganhar R$ 100,00 reais por dia, por exemplo.
O gatilho da prova social alinhado ao gatilho mental prazer x dor é bem-visto no mercado digital.
Confiança
Não se cria autoridade antes de gerar confiança, contudo, você não compra de ninguém se não confiar no que ela diz e nos atos dela.
Para ativar o gatilho mental da confiabilidade é preciso se doar e entender o público-alvo primeiro, depois gerar valor e mostrar que entende do assunto só assim com o tempo será criado o elo da confiança.
Amor e conexão
Quando amamos algo ou alguém é fato sentirmos atraídos e gerar um vínculo emocional.
Esse gatilho mental do amor e conexão também acontece entre marcas e consumidores, mas assim como tudo na vida é preciso tempo para desabrochar.
Um produto que supre as necessidades de um cliente mais até do que ele precisa sempre será terá consumidor fiel e promotor involuntário da marca.
Sedução
Gatilho muito poderoso que se beneficia da persuasão e do convencimento, a sedução não é só utilizada para relacionamentos amorosos.
Sua campanha pode seduzir um lead com argumentos plausíveis e mostrando que o produto ali ofertado é a melhor solução para a dor ou desejo dele.
Não conte mentiras nem distorça fatos apenas convença seu cliente que o produto é o melhor em todos os aspectos para ele.
Significância
Criar uma estratégia de marketing onde seu cliente compreende o quanto ele significa para sua empresa é importante para construir um elo entre ambos.
Fazer ações de personalização de produtos e serviços pensando no que cada cliente gosta pode ser um grande diferencial na apresentação.
Além disso, não é preciso grandes feitos com esse gatilho emocional basta entender do que aquele cliente gosta mandar um brinde ou uma cartinha personalizada na entrega de um produto pode ser o bastante para cativar o consumidor.
Aversão à perda
É normal não querermos ser prejudicados, pois, sabemos o quanto aquilo pode doer emocionante, esse fato é explicado porque sentimos mais aquilo que nos doi do que aquilo que nos beneficia e esse fator se chama aversão à perda.
Pautar uma ação de marketing naquilo que um cliente pode perder ao não adquirir certo produto é comum e às vezes necessário para chamar a atenção para aquisição do produto.
Polêmica
Quem não gosta de uma polêmica uma fofoquinha para se inteirar no assunto, né? Mas muito cuidado para não passar do ponto!
No marketing é normal uma empresa usar esse gatilho para chamar a atenção do público para causa certa discórdia, no entanto, a moderação deve existir para que o problema não fuja do controle.
Às vezes cutucarem o concorrente em uma ação de publicidade pode atrair público, mas deve ser discreto.
Paradoxo da escolha
Quando temos um excesso de opções e devemos escolher apenas uma é normal que ficarmos indecisos e confusos em qual é a melhor opção a ser escolhida, com isso, deixar a cargo do seu cliente escolher dentre várias opções pode não ser uma ideia assertiva.
Para facilitar o paradoxo da escolha é preferível dar poucas opções ou usar filtros no seu negócio e deixar a disposição do cliente.
Veja também:
- Método mil por semana funciona?
- Tráfego pago x tráfego orgânico: o que é, qual o melhor?
- Como criar um negócio lucrativo do zero: em 6 passos, monte seu negócio lucrativo.
- 5 passos para gerenciar sua equipe.
- Como ganhar dinheiro com as redes sociais? Aprenda as melhores opções!
Propósito
Vender um produto sem uma história sem um objetivo não é mais aceite devido à quantidade de consumidores mais exigentes que há no mercado atualmente.
Mas construir um produto com uma história envolvente que casa visando uma persona, isso engaja consumidores que possuem o mesmo propósito.
Use a jornada para ativar o gatilho do propósito em seus clientes sempre deixando a vista qual é o objetivo.
Referência
Usamos as comparações em vários momentos de nossas vidas para escolher qual é o melhor caminho a ser seguido, mas não é apenas para escolher caminhos tudo ao nosso redor que possa nos favorecer.
Em uma ação de marketing as comparações podem ficar mais explicitas nas opções de planos em um serviço, por exemplo, dessa forma as referências de preços e descrições de outros serviços podem ajudar uma escolha melhor.
Para ter êxito no gatilho mental da referência, busque simplificar as descrições dos produtos e serviços apenas evidenciando os pontos-chave para não confundir o cliente.
Benefícios
Deixar evidente para o cliente as vantagens que terá após usar um produto pode ser decisivo para vender, isso porque, quando compramos algo não é apenas por que precisamos e sim porque nos dará benefícios.
O prazer e a felicidade ao desfrutar os benefícios de um produto deve está evidente para o cliente.
Simplicidade
Se algo é muito complexo a tendência é procuramos coisas mais simples para chegar ao mesmo fim, isso acontece porque gastar energia cansa e se há um caminho mais fácil por que não seguir.
O caminho é a simplicidade simplifique as coisas para seu cliente, ele quer algo que resolva o problema dele e não que traga mais problemas e dor de cabeça.
Humanização
Criar marketing na Internet pode nos deixar muito robotizados fazendo com que esqueçamos que estamos lidando com pessoas do outro lado.
Se colocar no lugar do outro é fundamental para conseguirmos identificar as verdadeiras necessidades por trás de uma ação de alguém, por isso, a humanização nos processos é fundamental para uma empresa.
Tudo gira em torno de pessoas, saber se comunicar com respeito e ética conquista cliente da venda ao pós-venda.
Comunidade
Fazer parte de um grupo, faz com que nos sentimos acolhidos pertencendo a algum lugar em comum a nós.
Criar uma comunidade em torno de uma marca é uma estrutura poderosa para ações de marketing, porque os seres humanos gostam de pertencer a um grupo.
O seu negócio pode criar um grupo de suporte para tirar dúvidas e interagir com diversas pessoas que engloba a marca.
Coerência
Ter concordancia do que você fala com o que você faz é uma questão social que indica confiabilidade perante aos demais causando um ponto positivo.
Por outro lado, a discordância dos atos gera algo negativo causando desconfiança aos demais, sendo assim, usar a coerência é uma estratégia de marketing que deve ser utilizada ao decorrer da ação.
Mostrar ao cliente que se ele disse que precisava de A melhor opção é escolher o produto A e não o B, pois é mais barato. Faça com que o próprio cliente cumpra com aquilo que ele diz.
Porque
Ter uma resposta para uma pergunta de um cliente serve para quebrar objeções que está impedindo com que ele compre o produto, do contrário, se você não souber responder pode gerar desconfiança.
Como pode perceber nem sempre as perguntas são importantes, mas as respostas solucionam muitas questões.
Colocar em sua ação de marketing perguntas e respostas (FAQ) não irá cair a mão de ninguém só terá benefícios e encurtara o processo de compra do cliente.
Além disso, deixar explicações incontestáveis nas descrições dos produtos é outra alternativa para fazer funcionar o gatilho mental do "porque".
Storytelling
Lá no início quando comecei empreender no digital fiquei encantada com um mercado que me possibilitava trabalhar de qualquer lugar, sem hora definida, sendo minha própria chefe, mas o que eu não podia prever (pois, era iniciante) que eu teria que percorrer um grande caminho para ter essa liberdade.
Já apaixonada por esse mercado fazia cursos e executava as estratégias de venda (pois precisava monetizar o meu trabalho), mas para minha infelicidade depois de muitas tentativas e quedas desisti; não aquentava mais, pois não tinha resultados.
Voltei para meu trabalho repetitivo da onde havia saído para conquistar algo melhor no digital e cada dia era mais uma tortura que tinha que enfrentar (o fato é que eu não gostava do que fazia e nem de onde trabalhava).
Até que na faculdade (pois cursava RH na época) ouvi uma frase que me abriu os olhos que me deu coragem o suficiente para traçar estratégias e lutar pelo aquilo que era o meu propósito.
Ainda com muitas quedas comecei a fazer as minhas primeiras vendas e consegui fazer meus primeiros clientes o que me deu mais experiência de campo para vencer os meus obstáculos.
Ainda estou caminhando e com tanta bagagem aprendi uma lição ㅡ a experiência conta o suficiente para atingir ao sucesso.
Não desista, histórias movem o mundo basta saber contá-las.
Até a próxima!
Dica: se você está com dificuldades em traçar estratégias de marketing e vendas para seu negócio, conheça o método primeira venda em 7 dias do Pedro Guimarães. Um passo a passo simples, rápido e fácil para você copiar e colar.
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!