Usar estratégias de marketing para atrair novos clientes é essencial para a captação de leads principalmente qualificados para seu negócio.
Contudo, elaborar essas técnicas de marketing pode tornar-se difícil para quem esteja começando um negócio e assim acabam se embaralhando e executado-as de maneira errada.
O objetivo desse artigo é desmistificar essas estratégias de marketing para atrair novos clientes citando-as e te orientando quais são as melhores para você ficar mais seguro (a) em colocá-las em seu negócio lucrativo.
Veja abaixo quais são as melhores estratégias para atrair novos clientes agora.
Boa leitura!
Quais são as 12 melhores técnicas de marketing para atrair clientes?
Como já foi citado aqui, atrair novos clientes pode não ser fácil para quem está começando um negócio, por isso, sem mais delongas vamos apresentar as táticas de marketing mais utilizadas para captação de clientes.
Atraia novos clientes se dedicando as redes sociais em que sua persona está!
Essa estratégia de marketing é muito importante tanto para negócios físicos quanto para negócios on-line.
Está presente em redes sociais em que o cliente ideal do seu produto ou serviço se encontra pode identificação e com isso mais seguidores para seu empreendimento.
As mídias sociais atualmente encontram-se com milhares de pessoas conectadas nelas diariamente mundialmente e a probabilidade da persona do seu produto ou serviço está nela é altíssima, com isso, invista mais na visibilidade do seu negócio nas redes sociais e criar conteúdo de valor que ajude possíveis clientes.
Invista em um atendimento de excelência para captar clientes
Atender seus leads como se fossem únicos gera segurança e ativa o gatilho da reciprocidade instantaneamente tendo a grande possibilidade dessas pessoas virarem clientes.
Quem não gosta de um atendimento prioritário quando entra em uma loja ou liga para um serviço indispensável para o dia a dia de sua família, é mentira?
A maioria das empresas que investem em um atendimento de excelência são empresas maiores que podem pagar para treinar seus colaboradores, mas a verdade é que mesmo se for um negócio pequeno se na hora de tirar dúvidas dos clientes, entrega de produtos e o pós-venda for levado a sério procurando entender o cliente e suprindo suas necessidades até não mencionadas pode fazer com que esse lead não só vire cliente, mas também com que ele vire um promotor involuntário da marca.
Faça parcerias para atrair novos clientes
As parcerias para atrair novos clientes só serão eficazes se o seu parceiro for do mesmo nicho em que seu negócio atua, isso porque, gerar clientes com um público em que não for do seu negócio pode captar leads desqualificados para seu produto e para você aquecer aquele lead vai te dar muito trabalho antes de gerar resultados.
O ideal é sempre procurar um parceiro que complemente o seu negócio, dessa forma você não arrisca perder para o concorrente e um serviço agrega ao outro gerando lucro para ambas as partes.
Veja também:
- Rota das vendas online funciona mesmo?
- Como atrair mais clientes: 10 técnicas de marketing para implementar em seu negócio!
- Método primeira venda em 7 dias Pedro Guimarães: não adquira sem saber a verdade!
Oferecer descontos e promoções como tática de marketing para captar novos clientes
Tática também utilizada em negócios off-line para ter alto lucro, consiste em dar descontos para novos clientes que virarem consumidores.
O desconto aqui mencionado deve ser visível aos olhos do cliente e significativo fazendo com que ele compre o produto sem pensar duas vezes, sem objeções.
Quem não gosta de uma promoção repentina ou aquele desconto na aquisição de um produto? Alinhado ao um atendimento de excelência ninguém resiste e passa o cartão!
Como técnica de marketing para atrair clientes utilize o programa de fidelidade
Ter um negócio que tenha um programa de fidelidade é muito importante como estratégia para atrair novos clientes.
No ato da demonstração do seu produto você pode mencionar os benefícios em que a pessoa irá ter ao adquirir outro produto da mesma marca ou renovação de um serviço já adquirido.
Aquele famoso marketing "leva 1 e ganhe 2" ou "ganhe 20% de desconto na renovação da sua assinatura" também pode ser adaptado para negócios digitais.
Aqueles order bump que aparece quando você vai adquirir um produto e oferecem um segundo produto com preço reduzido ou quando chega em sua caixa de e-mail um convite para adquirir um produto da mesma marca só porque você já comprou um outro produto, é um dos exemplos a citar em programas de fidelidade.
Programa de indicação para captar novos clientes
Essa estratégia para atrair clientes funciona muito bem com consumidores do serviço, isso porque essas pessoas podem dar as suas experiências utilizando o produto repassando provas sociais do empreendimento.
O programa de indicação também funciona com pessoas que não são consumidoras do produto, no entanto, para ser eficaz essa estratégia é utilizado provas sociais de terceiros para gerar segurança em novos clientes.
O programa de indicação para atrair clientes é uma meneira simples e aplicável, por outro lado, deve haver um investimento ou troca com quem faz esses convites.
Utilize estratégias de Inbound marketing para captação de novos consumidores
O inbound marketing ou marketing de atração tem tudo a ver com o tema desse artigo, sua técnica consiste em basicamente atrair e converter em clientes com o marketing de conteúdo relevante para um determinado público-alvo.
Usando essa técnica para atrair novos clientes dissipando o conteúdo produzido de um produto em diversos formatos, os leads naturalmente irão ser atraídos e para aqueles que seu conteúdo for relevante poderão ser convertidos em clientes, pois estarão mais propícios à compra.
O interessante em usar a estratégia do inbound marketing é que seu marketing de conteúdo pode ser deliberado de diversas formas e formatos podendo estar presente gratuitamente nas redes sociais onde há uma quantidade significativa de pessoas circulando.
Utilize técnicas de SEO para atrair clientes que já querem comprar
As técnicas de SEO ou Otimização de mecanismos de busca, ajuda principalmente a sua marca ser encontrada nos termos de busca da web, mas você sabe o que isso pode afetar seu empreendimento inclusive na atração de novos clientes?
Se o seu negócio não é visto, nunca será lembrado; otimizar o conteúdo para ele aparecer nas primeiras pesquisas quando alguém pesquisar por aquela palavra-chave, por exemplo, é o mínimo que você deve fazer para atrair pessoas constantemente para seu site, blog, redes sociais, etc.
Colocar a palavra-chave nas imagens, nos vídeos, no nome do seu negócio, na página do seu produto, pode facilitar que a persona ache sua marca ou empresa.
Faça campanhas pagas
As campanhas pagas atrai muito tráfego para seu negócio se for bem executado!
Muitos empreendedores quando fazem essa estratégia para captar clientes já utilizam termo fundo de funil que são palavras específicas do produto, isso porque, quem procura por esses termos já estão propensos a compra.
Adquirir tráfego pago online é mais fácil do que off-line, enquanto as campanhas fora da Internet são bem caras, campanhas online podem ser feitas por qualquer pessoa e começando com baixo investimento.
Atualmente há diversas empresas que prestam serviço de tráfego pago e são elas:
- Google ads;
- Bing ads;
- Facebook ads;
- Taboola;
- Pinterest ads, entre outras.
Vale a pena em investir nesse tipo de estratégia se você souber o que estiver fazendo, do contrário, pode perder dinheiro e pode não ser pouco!
Oferecer materiais gratuitos para captar clientes
Distribuir materiais gratuitamente que sejam conteúdos relevantes, gera confiança e ativa o gatilho da reciprocidade.
Esses materiais também podem ser de diversos formatos desde planilhas a mentorias o essencial é que seja útil e esteja no processo de compra do cliente, dessa forma, o lead será atingido no momento certo e com mais algumas táticas a conversão pode ser executada.
Se seu negócio tiver uma boa ferramenta de email marketing poderá entrar em contato com esse lead e conduzi-lo em etapas até a venda, apenas distribuindo materiais grátis.
Utilize o marketing de conteúdo
Também já mencionado aqui o marketing de conteúdo é uma ótima maneira para atrair clientes e transformá-los em promotores, isso porque, criar conteúdo de valor pensando na sua persona gera identificação por parte dela a medida que seu público for percebendo que sua marca entrega soluções para aquilo que ela deseja saber.
Criar conteúdo para o Instagram, para um blog ou canal do YouTube são as formas mais utilizadas por empreendedores de sucesso recentemente.
Crie networking para captação de novos clientes
Se deseja que seu negócio cresça a sua planilha de clientes trabalhe a sua rede de contatos.
Não é necessário bajular ninguém, mas ajuda mútua onde às duas partes saem ganhando favorecem ambos.
Crie conexão com seus clientes, fornecedores, parceiros e entre outros, pois os clientes podem virar promotores da sua marca, os fornecedores também tem consumidores assíduos, e seus parceiros te recomendam quando seus produtos complementam os serviços deles.
Além disso, saber as necessidades e objetos de toda essa cadeia sem dúvidas é um grande benefício para sua empresa.
Conclusão
Como você pode aprender nesse artigo as estratégias de marketing para atrair novos clientes são diversas podendo ser executadas tanto com negócios maiores quanto com pequenos empreendimentos.
Não há desculpas atualmente para captar clientes seja no orgânico ou em campanhas pagas, sem mencionar em negócios online para ganhar dinheiro.
Agora se você ainda não tem seu próprio negócio e quer urgente ter sua liberdade financeira aprenda com o Rota das vendas online do empreendedor Pedro Guimarães, saiba o passo a passo seguro para ganhar R$ 10.000,00 reais todos os meses.
Até a próxima!
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