Estruturar um funil de vendas na Internet que converta leads em clientes é essencial para um negócio com o setor de marketing e vendas bem definido e que tenha sucesso.
Mas para isso vir acontecer é preciso fazer alguns testes, criar etapas no funil on-line que esteja alinhado a persona e sempre monitorar as métricas para fazer os ajustes necessários.
Sendo assim nesse artigo iremos passear por essas etapas e entender ainda mais sobre o funil de vendas online para que você que está lendo esse artigo saiba mais sobre o assunto e como implata-lo corretamente em seu empreendimento.
Não deixe de aprender mais sobre funil de vendas na internet através desse artigo, pois quanto mais você aprender mais poderá crescer sua cartela de clientes se beneficiando de táticas simples de executar.
Vamos aprender?
Então vamos a leitura!
Funil de vendas, o que é?
Funil de vendas são etapas estrategicamente montada, onde mostra a jornada do cliente desde seu conhecimento o primeiro contato com a empresa até a compra ou pós-venda.
O funil de vendas na Internet é tão poderoso, pois se beneficia de gatilhos mentais e estratégias de marketing e vendas para ser representado o caminho mais realista possível que a persona faz até a compra.
Sua estrutura na maioria das vezes é presentado por um funil porque a realidade é que muitos leads e curiosos chegam para conhecer, no entanto, menos da metade realmente chega até a etapa final que é adquirir o produto ou serviço ofertado.
Veja também:
- Método mil por semana funciona?
- Os principais gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de marketing.
- Como atrair mais clientes: 10 técnicas de marketing para implementar em seu negócio.
Benefícios do funil de vendas
Criar um funil para vender é uma estratégia poderosa no marketing e vendas, pois aumenta a concepção da empresa em entender quantos clientes terão ao final do processo, além de poder, facilitar sua automatização com ferramentas especializadas.
Conheça abaixo outros benefícios de um funil de vendas alinhado ao marketing e vendas da sua marca.
- Aumento da produtividade;
- Melhor previsibilidade dos resultados;
- Melhor aproveitamento de oportunidades;
- Otimização do ciclo de vendas;
- Melhor respostas para o desenvolvimento de produtos e serviços.
Quais são as etapas do funil de vendas?
Assim como qualquer outra estrutura de marketing o funil de vendas também tem etapas onde estas são os níveis de conhecimento do cliente sobre o produto.
Os níveis de conhecimento do cliente no funil de vendas, na prática, é representado por 3 etapas; topo, meio e fundo do funil. Veja abaixo sua melhor descrição.
Topo do funil de vendas
Etapa também conhecida como, ToFu (Top of the Funnel) é marcada pelo descobrimento e aprendizado do lead perante o produto, por que, até aqui é apenas um visitante sem ter o conhecimento com um problema a sanar.
Nesse primeiro contato é primordial se mostrar solicito para educar esse visitante com conteúdos ricos mostrando que ele carece de um problema que deve ser diagnosticado.
Exemplo de conteúdo topo de funil:
- E-books;
- Planilhas;
- Infograficos, etc.
Meio do funil de vendas
Conhecido também como MoFu (Middle of de Funnel) nessa etapa o visitante já e lead, pois andou na jornada do funil e aqui já entende que tem um problema que deve ser solucionado (pois, já foi diagnosticado no topo do funil), mas ainda não tem o conhecimento de como pode resolver.
Assim, é importante lhe dar opções mostrar que há caminhos para ajuda-lo nessa jornada.
A qualificação do lead nessa etapa garante que ele ande mais uma casa sem você precisar forçar uma venda.
Nas opções, ofereça mais conteúdos e sua ajuda para tirar dúvidas acabando com as objeções.
Dica: as opções são importantes, mas não ofereça várias alternativas para não confundir o lead. Crie o meio do funil de vendas estrategicamente.
Exemplos de conteúdos meio de funil:
- E-books;
- Guias;
- Webnars, etc.
Atenção: é importante deixar claro que que nessa etapa deve ser executada com precisão, pois há uma divisão entre a descoberta do problema e a compra, sendo assim, saber conduzir o lead é essencial.
Fundo do funil de vendas
Por último, no fundo de funil ou BoFu (Bottom of the Funnel) estão os leads qualificados são esses com qualidades suficientes para virarem clientes.
Se a sua empresa lá no meio de funil utilizou do gatilho da confiabilidade e autoridade sem dúvidas o lead já está pronto para receber uma oferta de aquisição de um produto.
Dica: após o fundo de funil de vendas é importante também criar laços com esse cliente, dar um atendimento com excelência no pós-venda gera reciprocidade sendo muito interessante para a marca.
Como fazer um funil de vendas na prática?
Basicamente criar um funil de vendas na prática requer 4 etapas para alcançar a persona.
Aprenda com as informações abaixo:
1. Construa a persona
Mas o que é persona?
A persona é importante para um empreendimento, pois ela é o cliente semifictício ideal do seu produto ou serviço; é pensando na persona (o cliente ideal) que será construído todas as estratégias de marketing e vendas.
A persona é construída com base em pesquisas e estudos de mercado do nicho e produto ofertado.
Quanto mais sua empresa recolher informações de clientes e possíveis compradores, mais saberá do que gosta e como age o cliente ideal para adquirir o produto.
2. Mapeamento da jornada de compra
Quando sua empresa monitora seus clientes é possível mapear o caminho que fez esse cliente sair do topo do funil até comprar o produto.
Esse mapeamento é eficaz, pois sua empresa saberá as dúvidas, o comportamento, as necessidades do cliente. Poderá entender até o que levou um cliente abandonar o carrinho de compra.
Para traçar essa jornada basta fazer pesquisas com consumidores que já compraram o produto e sempre analisar as métricas.
3. Defina os milestones e etapas de conversão
Milestones são os marcos que demonstram a transição do lead de um estágio ao outro; em outras palavras os milestones são identificados por pontos que mostram que o cliente amadureceu e está mais ciente sobre o produto.
Documente esses marcos para construir um funil de vendas. Responda perguntas — quando o lead está preparado para avançar na aceitação que há uma opção que soluciona o problema dele (o produto da minha empresa) até fazer compra?
Só assim os milestones serão definidos!
4. Otimização do processo no funil de vendas
Por fim, depois de definir todo o processo citado acima para criar um funil de vendas é preciso fazer as otimizações para melhoria desse funil.
O CRM ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente garante essa otimização de todo o sistema alavancando e conseguindo escalar.
Traçar boas estratégias delegando cada função do time de marketing e de vendas garante o sucesso do funil.
Veja também:
- Método mil por semana funciona?
- Os principais gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de marketing.
- Como atrair mais clientes: 10 técnicas de marketing para implementar em seu negócio.
3 tipos de funil de vendas para fazer na prática
Funil de venda direta
Representado por anúncios que possa levar o lead direto para página do produto, o famoso banner.
Uma dica importante para colocar em prática no funil de venda direta é deixar sua campanha otimizada o bastante tendo leads qualificados, dessa forma, a conversa será mais eficaz.
Funil com foco na nutrição de leads
O foco dessa categoria de funil de vendas é nutrir o lead o suficiente com conteúdos relevantes para ele chegue até o fundo do funil.
Fazer sugestões de e-books, tirar todas as suas dúvidas, cadastrá-lo na newletter da empresa é algumas das opções a seguir.
Funil Step Tripwire
Nesse funil ofertar produtos e serviços de baixo custo é o objetivo. A idéia é mostrar aos leads uma oportunidade vantajosa e única fazendo com que comprem.
Após isso, poderá ofertar produtos de ticket médio aumentando os seus ganhos.
Conclusão
Trabalhar com funil de vendas na Internet é um upgrade para qualquer empreendedor, pois saberá exatamente como seus clientes agem.
Com esse artigo você pode entender mais sobre a jornada do cliente que o leva a compra podendo assim implementar em sua estratégia de negócio.
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Até a próxima!
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