Os termos do marketing digital são importantes tomar conhecimento para não ficar perdido no mercado digital e futuramente ter sucesso em seu negócio online.
Mas a realidade é que no dia a dia muitos empreendedores não se atentam a esses termos nem procuram saber por preguiça e quando se deparam com essas palavras pesquisam de qualquer jeito nos mecanismos de busca sem ter uma base apropriada para executar.
Assim como no artigo do blog 20 principais termos do marketing digital, nesse artigo aqui em especial trouxemos mais palavras usadas no marketing para que você as conheça e tenha uma base adequada.
Leia esse artigo e tome conhecimento dos termos do marketing digital que você precisa conhecer para ter sucesso.
Boa leitura.
Principais termos do marketing digital que você precisa conhecer!
Abaixo estão presentes mais de 25 termos do marketing digital que você precisa conhecer então leia atentamente para entender cada um deles.
1. Outbound marketing
Conhecido também como marketing tradicional, o Outbound marketing é utilizado por empresas que buscam passar uma mensagem determina ao máximo de pessoas possíveis.
Assim suas táticas de prospecção podem ser um pouco incomodo, pois não dá para ter um público bem definido quando se quer alcançar diversos públicos ao mesmo tempo.
Diferente do Inbound marketing que procura despertar interesse em seus futuros clientes através de conteúdos relevantes, as estratégias do Outbound é ir atrás do cliente ativamente por propagandas na TV, cartazes e até na Internet como o caso dos pop-ups, etc.
2. Branding
Refere-se ao gerenciamento da marca de uma empresa!
Termo do marketing digital que esta sendo muito comentado atualmente é o conjunto de estratégias de gestão da marca para torna-la mais reconhecida pelo seu público e o mercado que atua, assim, sua identidade visual é alinhado ao propósito, valores e posicionamento da marca.
3. Automação de marketing
A automação de marketing serve para potencializar o alcance das ações de marketing digital.
São ferramentas tecnológicas utilizadas para automatizar todos processos e expandir dando mais agilidade do que seria realizado em processos manuais.
Lembrando que a automação não substitui o time de marketing de uma empresa, mas o ajuda captar, nutrir até que se realize a venda, por exemplo.
4. Testes A/B
Nos testes A/B a proposta e testar diferentes abordagens dividindo o tráfego para ver qual terá uma melhor aceitação e assim permanecerá definitivo.
Sendo um dos principais termos do marketing digital utilizado por empreendedores mais experientes, esse teste pode ser executado mais de uma vez, contudo, deve ser feito em pausas e cada um por vez para ter a certeza nas análises do que realmente fez a ação converter (as cores diferentes do design, as imagens diferentes, exemplo).
5. Algoritmo
É um conjunto de instruções ou comandos sistemáticos dados ao computador para executar uma determinada tarefa.
Nas redes sociais e nos mecanismos de busca (por exemplo) existe essa inteligente artificial programada para realizar uma ação conforme os comandos das suas operações dessa forma é dada uma solução.
Veja também:
6. B2B
A sigla B2B ou Business-to-Business (Empresa para empresa) é uma expressão para identificar uma empresa que faz negócios com outras empresas.
Expressão simples, o B2B determina um modelo de negócio em que uma determinada empresa só faz negócio com outras empresas e não com o cliente final.
7. B2C
Business-to-consumer ou simplesmente em português empresa para consumidor refere-se a empresas que prestam serviços diretamente para seu consumidor final.
O B2C é um modelo de negócio onde necessita de uma grande quantidade de clientes para que a empresa produtora lucre.
8. CMO
O CMO é um termo de marketing digital muito utilizado por empresas maiores já que sua sigla significa Chief Marketing Office ou diretor de marketing da empresa.
Nesse cargo o CMO é encarregado de tomar todas decisões do setor de marketing e gerenciar seus colaboradores para determinadas funções.
9. ROI
Refere-se basicamente do retorno sobre o investimento.
O ROI (Return On Investment) é um cálculo que deve ser feito para saber se os gastos em marketing estão gerando lucro sobre o valor investido.
Métrica fundamental de medição, o resultado do ROI é mais lucrativo se estiver acima de 100% para compensar o investimento.
10. LVT
Um termo do marketing em inglês conhecido por Lifetime Value, o LVT é uma abreviação que significa o valor que uma empresa pode esperar receber no tempo de relacionamento com um cliente.
O LVT ajuda na previsibilidade da empresa em entender o valor vitalício de um cliente até que terminem de usar um produto adquirido.
11. Link Building
São os links em páginas e artigos relacionados ao tema citado que apontam para outros sites ou até o site do mesmo domínio.
O intuito desse link (backlink) é melhorar a relevância nos mecanismos de busca, enriquecer um conteúdo ou até aumentar o tempo do leitor no blog.
12. Links Patrocinados
Os links patrocinados é uma das formas de monetizar um conteúdo na Internet, sendo espaços reservados para anúncios em formato de hiperligação.
Esses anúncios publicitários dificilmente chegarão a primeira página de pesquisa de forma orgânica precisando de conteúdos com um bom SEO para ranquear nas primeiras posições dos mecanismos de busca ou campanha paga.
13. CAC
Sigla que refere o Custo de Aquisição por Cliente, essa métrica calcula quanto uma empresa gasta para trazer seus clientes.
Determinante também para saber se a sua empresa está tendo lucro com as vendas, o cálculo do CAC se dá pela soma dos investimentos dividido pela quantidade de novos clientes na empresa.
14. SEM
Dividido em duas estratégias poderosas de otimização para sites, SEM (Search Engine Marketing) é a união do SEO e links patrocinados, táticas para potencializar os resultados.
O SEM (Marketing para mecanismos de busca), um dos termos utilizados no marketing digital para deixar um site no topo das pesquisas em um tempo mínimo.
15. UX
Experiência do usuário (UX, User Experience) trata-se de deixar um site estrategicamente mais atraente para conquistar o usuário a ponto de virar cliente.
Seja no design ou na navegabilidade no UX a interação do usuário com o site deve ser a melhor possível.
16. KPI
Os KPIs significa indicador-chave de desempenho (em inglês Key Performance Indicator) são ferramentas de medição que superam as métricas.
Como exemplo de KPI pode ser o número de visitantes que estão acessando o seu blog na semana, no entanto, a análise é bem mais profunda para enxergar os problemas e oportunidades para a empresa.
17. Marketing viral
Marketing viral ou publicidade viral é um termo do marketing digital usado para as campanhas que explodem rapidamente na Internet como as polêmicas.
O objetivo desse tipo de marketing é fazer um conteúdo (campanha) se espalhe e seja compartilhado e comentado pelo maior número de pessoas alavancando a ação.
18. Buzz marketing
Semelhante ao marketing viral o Buzz marketing se diferencia por ser uma estratégia para gerar assuntos e engajamento positivo para uma marca, serviço ou produto.
Prezando pela qualidade e não quantidade o Buzz Mkt (forma também como é chamado) faz com que pessoas comuns percebam as suas ações e comentem com outros passando a informação.
19. Geomarketing
O marketing geográfico usa dados de localização do público para definição de táticas de negócio.
Essa técnica avançada do geomarketing, trabalha com os dados dos mapas geográficos para atingir o público certo na hora adequada.
20. Smarketing
Um termo da junção de Sales (em português vendas) e marketing onde busca unir os esforços dos dois times da empresa para crescer os negócios e a lucratividade.
Estratégia ótima para uma empresa o smarketing depende da comunicação fluída para que todos alcancem o mesmo fim.
21. Big data
Em marketing digital o Big data é um grande volume de dados complexos interno e externo presente em servidores e banco de dados de uma empresa.
Um exemplo comum para esse termo de marketing, é o Wikipédia com um vasto volume de textos disponíveis na Internet para qualquer pessoa acessar.
22. Growth hacking
É o conjunto de ações estratégicas que visa o crescimento sustentável e acelerado de uma empresa.
Com base na experiência ou na observação, essa metodologia vem crescendo muito atualmente nos conceitos internos das empresas.
23. Sitemap
Conhecido também como mapa do site é basicamente um arquivo ou documento com uma lista de URLs (lista de páginas) de um website.
O sitemap XML serve para indexação de URLs, detalhes e posicionamento nos mecanismos de busca como o Google.
24. Brand Persona
Semelhante ao Buyer Persona o Brand Persona é a tática de personificar os valores de uma marca tornando interativa e dando voz a ela.
A marca ganha um perfil alinhado aos seus valores para se comunicar com o público-alvo e o mercado que atua.
25. Co-marketing
O marketing de parceria também conhecido dessa forma, é a cooperação entre empresas para criar, promover ou divulgar ações em comum.
Nessa união gera mais oportunidades e ganhos para ambos mesmo seus produtos ou serviços sendo similar, ou complementares.
26. Mídia Paga
A mídia paga engloba toda comunicação para promover um negócio através de investimento em um espaço dentro ou fora da Internet.
Como exemplo de mídia paga on-line estão os banners e links patrocinados em um site, blog ou até redes sociais que fazem anúncios (Facebook).
27. NPS
Sigla da abreviação de Net Promoter Score é um índice que mede a satisfação do cliente e colaboradores com o seu negócio, produtos e serviços.
Essa métrica ajuda a mensurar além da satisfação a lealdade do cliente perante a empresa realizando a NPS por pesquisa.
28. CTR
Taxa de cliques (em inglês Click Through Rate) é a porção de cliques recebida em um anúncio dividido pelo total de vezes que foi visualizado.
Com o cálculo do CTR adequado é possível determinar melhorias e adaptações além de medir a qualidade do anúncio.
29. CRO
Sigla para Otimização da Taxa de Conversão (Conversion Rate Optimization em inglês) é o conjunto de práticas que aumentam a porcentagem de um site, por exemplo, e converte em visitantes, clientes ou outra ação.
O CRO ajuda o aprimoramento de estratégias já existentes e a inovação de táticas complementares para chegar nas ações finais esperadas da empresa.
Além dos termos do marketing digital citados nesse artigo, existe mais palavras presente na área de marketing que são exploradas diariamente.
Dica: leia os 20 principais termos do marketing digital que todo empreendedor digital iniciante precisa saber aqui mesmo no blog para conhecer mais sobre esse assunto.
Até a próxima!
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