Constantemente se pronuncia os principais termos (palavras) do marketing digital quando se trabalha nessa área diariamente, mas para um empreendedor iniciante o Glossário de marketing digital não é tão comum e fácil de entender.
Sei que quando somos iniciantes em uma área ou determinadas funções é normal ficarmos um pouco perdidos tentando aprender e dar conta de tudo, assim, para ficar mais fácil de entender certos termos do marketing digital fiz uma lista com palavras que todo empreendedor digital iniciante precisa saber para trabalhar com marketing digital.
Ao decorrer do tempo você verá que os principais termos do marketing digital é apenas mais um degrau para conhecer e aprender ficando cada vez mais fácil.
Para conhecer essas palavras, leia atentamente e pratique diariamente, empreendedor digital iniciante.
Vamos lá!
O que é o marketing digital?
O marketing digital é o conjunto de táticas efetuadas em ambiente digital para promover uma marca atingindo seus objetivos no marketing.
O marketing digital não é uma área nova surgiu com a expansão da Internet em conjuntos de ações desenvolvidas por empresas para a alta promoção.
Atualmente pode ser desenvolvido por empresas e empreendedores iniciantes e mais experientes com base em suas estratégias de negócio, sendo uma ferramenta poderosa para o crescimento de um negócio digital lucrativo.
Atenção: para começar a empreender no marketing digital de forma simples, rápido e eficaz, comece pelo método primeira venda em 7 dias 2.0 e crie seu negócio online fazendo suas primeiras vendas em até uma semana.
Método para empreendedores iniciantes que querem viver do digital.
Os principais termos utilizados no marketing digital
1. Persona
A persona ou também conhecido como avatar é uma pessoa semi fictícia desenvolvida para ser a imagem do cliente ideal de um produto e por isso é um dos principais termos do marketing digital.
É através da persona que conhecemos as dores e desejos do nosso cliente para que dessa forma possamos nos conectar e resolver o problema com o produto ideal.
Para criar a persona é preciso coletar dados de pesquisas com consumidores do produto e fazer pesquisas do mercado em que o público-alvo se encontra. Não é necessário algo sofisticado, apenas desenvolva a persona com cautela.
2. CTA
Também conhecido pelas palavras em inglês Call-To-Action ou chamada para ação, o CTA é responsável por ativar um gatilho no cliente ao final de uma promoção.
Um dos termos mais utilizados no marketing digital é fundamental para chamar o lead para a conversão na ação de marketing.
Para criar uma CTA que converte é preciso estudar a persona para aplicar o melhor gatilho mental conforme a promoção.
3. Lead
Termo do marketing digital citado acima, o lead é aquela pessoa que até entrou em um funil de vendas, mas que ainda não se tornou cliente e com grande potencial para ser.
Para que o lead no marketing digital vire um comprador é preciso nutri-lo de informação relevante tirando todas suas dúvidas para ele entender que o produto ou serviço apresentado é a solução para resolver os problemas dele.
Agir estrategicamente com o lead respeitando seu estágio no funil de vendas é fundamental para que aja a conversão.
4. Conversão
A conversão é o momento da troca de um estágio para o outro no funil de vendas.
Uma palavra muito utilizada no marketing digital, no entanto, poucos empreendedores digitais sabem aproveitar esse momento com eficácia.
A ocorrência da conversão é um processo natural em uma estrutura de funil bem organizado, além de servir para validar um processo que esteja dando resultados esperados.
5. Funil de vendas
O funil de vendas são as etapas que o cliente percorre até a aquisição de um produto.
Sua estrutura é dividido por Topo, Meio e Fundo de funil onde cada etapa tem suas ações já pré-estabelecidas e esperadas ocorrendo naturalmente pelo o cliente.
Para montar um funil de vendas é necessário agir com táticas de marketing pensando sempre na jornada em que a persona faria até efetuar a compra.
Dica: aprenda mais sobre funil de vendas na Internet no artigo gratuito do blog Ta Money.
6. Inbound marketing
Também conhecido como marketing de atração a ideia em utilizar o inbound marketing em poucas palavras é fazer com que a persona venha até você.
Com o marketing de conteúdo é possível criar conteúdos relevantes para resolver a dor ou desejo da persona atraindo ela com informações gratuitas para que ela veja a sua marca como referência ativando o gatilho da reciprocidade.
O conteúdo relevante e gratuito é mais utilizado para implementar o inbound marketing em seu empreendimento.
Dica: conheça os tipos de marketing para implementar em seu negócio, aqui mesmo no blog.
7. Landing page
Conhecida também como página de conversão é dedicada exclusivamente para ofertar algo a alguém.
Essa oferta pode ser um produto ou serviço para adquirir ou um material gratuito com a intenção de pegar o contato do lead.
A landing page pode ser mais profissional ou amadora e sua criação pode ser feita de diversas formas.
Atenção: se você quer começar a criar um landing page, utilize a ferramenta Canva e faça diversos designers até pelo celular. Comece na versão gratuita.
8. Tráfego pago
O tráfego pago é um dos principais termos do marketing digital utilizado diariamente por ser um método que atrai usuários para um canal de comunicação.
Necessário para toda empresa que quer crescer e se manter no digital, o tráfego (fluxo) gerado por empresas como Google Ads e Facebook Ads através de anúncios se mantém em alta por ser mais rápido e eficiente na atração de leads.
Por ser um anúncio em plataformas especializadas, quem deseja utilizar esse método precisa pagar para garantir um espaço nas plataformas.
9. Tráfego orgânico
Ao contrário do tráfego pago o tráfego orgânico não é preciso pagar por um espaço de anúncio, no entanto, é mais difícil se destacar nesse tipo de tráfego.
O tráfego orgânico se caracteriza quando um visitante pesquisa na web (motores de busca) uma determinada palavra ou frase e chega até o seu site naturalmente. Também pode ser efetuado em motores de busca internos como os das redes sociais.
10. SEO
Responsável por fazer com que sites sejam encontrados na Internet o SEO (Search Engine Optimization) ou sigla referente à Otimização para Motores de Busca é uma técnica que ajuda o posicionamento de páginas.
Com um SEO adequado é possível ranquear uma página de um site na primeira página no Google, por exemplo, isso é muito importante para o crescimento do fluxo de visitantes no site organicamente.
As técnicas de SEO devem ser feitas On Page e Off Page, através de um bom SEO a página terá mais visitantes.
11. Isca digital
Um termo do marketing a isca digital é assim conhecida por ser um material ofertado gratuitamente para atrair novos leads.
Essa isca digital pode ser:
- E-books;
- Vídeo-aulas;
- Mini cursos;
- Infográficos;
- Planilhas, etc.
Pode ser todo conteúdo relevante para captar novos leads e seus contatos na maioria das vezes fazendo com que eles entram em um funil para ofertas posteriormente depois da sua nutrição.
Estratégia utilizada atualmente no marketing digital a isca é um estímulo mental que funciona.
12. Backlink
É um link que aponta para uma página de destino feito estrategicamente, muito praticado nas técnicas de SEO.
Um backlink apontado para um site é de extrema relevância para os motores de busca, sendo um fator para repassar autoridade a página de destino.
Há formas adequadas para criar um backlink, por isso, as parcerias entre sites se tornaram comuns para essa ação.
13. CPA
Sigla referente a Custo Por Ação o CPA é uma forma de pagamento utilizado por anunciantes que pagam só quando o objetivo final da campanha é atingido.
A ação pode ser diversa como uma venda ou a captação do contato de um lead, esse é um modelo de pagamento específico e muito comum.
14. CPM
Outra sigla corriqueira nos principais termos do marketing digital o CPM (Custo Por Mil impressões) é mais utilizado por anunciantes e plataformas de PTC onde só pagam depois que o anúncio atingir mil impressões.
Esse modelo de pagamento não é interessante para empreendedores iniciantes que desejam dinheiro a curto prazo.
15. CPC
Sigla referente a Custo Por Clique, nesse modelo o anunciante só irá efetuar o pagamento quando alguém clicar no link.
Uma forma de pagamento das plataformas de PTC é preciso ter muitos cliques no link para receber uma remuneração significativa.
Agora em plataformas de anúncios é interessante para o anunciante responsável pelo pagamento da campanha.
16. Métricas
As métricas são medidas quantitativas usadas para analisar o status dos processos ou ações específicas.
Essa medida deve ser constantemente acompanhada para mostrar os resultados dos processos reais de uma ação.
As métricas é uma ferramenta necessária para ver o progresso do seu trabalho, mas apenas certas medidas devem ser mensuradas.
17. E-mail marketing
Sendo uma lista de e-mail para que empresas entram em contato com o seu lead, o e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital.
Esse fluxo de e-mails não é apenas para ofertar, mas também para nutrir com conteúdos relevantes para ele da empresa.
Para fazer uma lista de e-mails com segurança é preciso criar do zero por tráfego constante em uma landing page, por exemplo. Para administrar respeitando todas as políticas de privacidade adequadas, conheça a ferramenta de automação de e-mails da E-goi e comece pelo teste gratuito.
18. Newletter
Conhecida também como boletim informativo, trata-se de uma distribuição regular de conteúdos por e-mail após um visitante se cadastrar em algum site.
A newletter é um termo do marketing digital utilizado recorrentemente, pois através dele é possível transmitir conteúdos segmentados sendo uma estratégia simples para captar leads de uma lista de e-mail.
19. Remarketing
O remarketing é a ação de ofertar outra vez para uma pessoa que anteriormente demonstrou interesse nos seus serviços.
Uma tática de marketing poderosa, é totalmente possível que depois de uma sequência estratégica de remarketing essa pessoa vire um consumidor do produto, isso porque, a vantagem dessa tática é conscientizar ainda mais o lead com potencial dos benefícios que o produto dará para ele ao adquirir.
Quanto mais o seu lead toma a consciência de que o produto ofertado vai ajudar a resolver o problema dele mais irá o convencer.
20. Webinar
Sendo um tipo de palestra online o webinar (webinario) tem um formato de conteúdo em vídeo onde o público pode interagir com o palestrante de diversas maneiras.
O webinar tanto pode ser ao vivo quanto gravado, mas o principal intuito é gerar leads, pois o engajamento é alto.
Aprender os 20 principais termos do marketing digital é uma maneira eficaz de começar no mercado digital e ter sucesso em um negócio online.
Até a próxima!
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!