Uma vez eu ouvi dizer que a internet é um mar azul de possibilidades, e eu acreditei.
Com tantas oportunidades de crescimento ficou ainda mais fácil empreender no meio digital. Para acompanhar esse crescimento muitos empreendedores precisam constantemente buscar por estratégias para alcançar o seu público alvo, e assim aumenta a procura por aprender a como fazer um marketing estratégico.
O marketing digital não foi criado a pouco tempo, mas só a poucos anos que ele vem tomando essa proporção gigantesca aqui no Brasil. Nos Estados Unidos (EUA) já se faz marketing há muito tempo tanto que muitos mestres vieram de lá.
Mais você deve estar se perguntando: O que devo aprender no marketing para obter sucesso na minha empresa? Pode ficar tranquilo(a) que nesse artigo vamos passar um guia completo do que você deve aprender no marketing digital para poder se tornar uma autoridade no seu nicho.
Para aqueles que estão dispostos a começar na área ou se reinventar no marketing digital, desejamos uma boa leitura!
O que é marketing digital?
Em um temo mais genérico, é um conjunto de ações realizadas em ambiente digital com o intuito de promover, explorar ou entregar valor.
O marketing digital usa como base estratégias de persuasão para convencer alguém em sua maioria a realizar algo, mas não necessariamente uma compra. Muitas empresas usa o marketing digital para está mais perto do seu público criando um canal direto com a audiência.
Para se fazer uma boa estratégia neste mercado é preciso um pouco de prática como tudo na vida. Algumas pessoas podem pensar que o marketing digital é apenas para o nicho de afiliados e julgar que todos que entram vai acabar ganhando rios de dinheiro, mas a realidade é bem outra.
Contudo, para ter sucesso como em qualquer ramo de atuação é preciso seguir algumas boas práticas que não são engessadas, mas para não cair na armadilha de pensar que é dinheiro fácil e construir os pilares certos.
Veja também:
- Como fazer a primeira venda no marketing digital: veja 6 métodos simples.
- Como funciona o marketing digital: saiba definitivamente nesse guia.
O que aprender no marketing digital para que se tenha êxito
1. Defina o seu público-alvo
É muito importante que você saiba quem é o seu público-alvo. Os seus interesses, hábitos de consumo, idade, etc. Dessa forma suas estratégias serão voltadas para um grupo específico podendo suprir suas expectativas. Mas não se esqueça que público-alvo é bem diferente de persona.
Uma boa estratégia é usar as mídias sociais para fazer pesquisas, comece a fazer enquetes e perguntas nos seus posts e faça uma chamada de ação para que eles respondam, tenho certeza que dessa forma você pode descobrir muitas coisas relevantes para criar uma conexão.
2. Estágios do cliente
Tenha em mente que só porque o lead passou a acompanhar a sua empresa nas redes sociais ou assinou a newsletter não significa venda ainda, há um grande caminho até ele chegar no estágio da compra.
Para ter uma idea o visitante que entra em seu site precisa ainda fazer uma jornada até torna-se cliente, o que nós chamamos funil de vendas(jornada de compra do cliente). Basicamente funciona assim, primeiro no topo do funil ele é um visitante e isso significa que ele só quer aprender ou ganhar mais conhecimento sobre algo, ou alguma coisa, em segundo no meio do funil são aqueles que tem o potencial de virar clientes eles já identificaram sua sua debilidade e o que tem que fazer a respeito, é a fase da consideração.
Depois no último estágio que é o fundo do funil ele já está apto a compra, ele já sabe do seu problema descobriu como resolver e aceitou as considerações. Saber conduzir um visitante requer habilidade e consciência de estágios do cliente.
3. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo atualmente é uma das melhores formas para obter credibilidade no mercado. Passar o conhecimento da sua empresa e colaboradores para sua audiência traz visibilidade para marca e se torna uma autoridade no nicho.
Para dominar essa técnica basta saber criar, publicar e promover conteúdos ricos através de histórias convincentes e ser um especialista naquilo que ensina.
4. Estratégias de mídias sociais
Saber usar as mídias sociais a favor da sua marca pode ser um upgrade nas vendas, isso porque milhares de pessoas acessam essas plataformas diariamente e converter essas pessoas em clientes da sua empresa é um grande mérito.
Não fique afogado com muitas redes sociais usem apenas aquelas onde o seu público está foque na sua persona e tudo acabará bem. O que minha persona anseia, qual é a dor dela daí você pode montar estratégias proporcionais para as mídias sempre as otimizando.
5. Otimização para motores de busca (SEO)
Para ranquear um blog post, por exemplo, pelo google precisa saber técnicas de SEO. Posicionar um conteúdo é uma tarefa que muitos especialistas levam anos para aprender e mesmo assim quem dita as regras mesmo são os mecanismos de pesquisas.
Faça o essencial, uma pesquisa e posicionamento no texto da palavra-chave, URL limpa, estrutura da página; aprenda técnicas de posicionamento para ampliar a sua taxa de conversão orgânica.
6. Princípios de design
Uma boa tática para fisgar os olhares do seu público é investir em design. O visual é muito importante para garantir a atenção a curto prazo, além de que saber fazer vídeos e mexer em html, por exemplo, com o tempo pode ser importante, além disso, se você for um iniciante.
É óbvio que inicialmente todos nós ficamos perdidos com tantas informações principalmente se fizermos tudo sozinhos, contudo não tenha medo comece gradualmente o método de aprender, aplicar e otimizar funciona com êxito; experimente.
7. Publicidade Online
Com a publicidade online você pode impulsionar os seus ganhos. Saber criar uma campanha profissional é algo que com o tempo te aconselho a aprender.
Não é tão complica como você imagina, investir um pouco e aumentar gradativamente é um meio de alavanca vendas com a chegada de novos clientes. Algumas plataformas para fazer publicidade online são:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- Taboola;
- LinkedIn Ads;
- Bing Ads;
- Pinterest Ads;
- Tik tok business...
8. Métricas
Nessa etapa deve-se ter muita atenção é a parte que você vai medir os dados através de programas (analytics) do que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
Vários iniciantes ignoram essa parte e acabam tendo dor de cabeça depois e até perdendo receitas por não otimizar os seus ativos. Na maioria das vezes é uma questão de ajustes para aumentar o desempenho do seu evento.
Um serviço gratuito de medição oferecido pelo Google é o Google analytics, nessa ferramenta você pode ver estatísticas do seu site e campanhas com o intuito de otimização.
Conclusão
É possível sim, aprender todas as etapas para aplicar um bom marketing, entretanto, como vimos no artigo não é tão fácil.
Ter a habilidade de administrar todas as etapas e ainda assim ganhar dinheiro com isso é uma tarefa para poucos, mas pense comigo; se muitos estão conseguindo porque você não pode conseguir, afinal, sempre temos que começar de algum lugar, ha sempre espaço para recomeços e reinvenções, certo!
Uma grande dica que posso te dar é não desistir e acompanhar esse passo a passo com calma, procure aplicar e sempre melhorar aquilo que você já sabe.
Se estiver a procura de se aprofundar mais no assunto, baixe o e-book gratuito e aprenda 5 FORMAS QUE VOCÊ PODE GANHAR DINHEIRO TRABALHANDO PELA INTERNET. Aprofunde o seu conhecimento, boa sorte.
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