Atrair clientes nunca foi tão concorrido como é hoje em dia. Com tantas possibilidades de empreender há uma concorrência excessiva pela atenção de um potencial cliente.
A internet possibilitou que novos empreendedores entrassem no mercado digital e com tanta oferta a possibilidade de escolha também aumenta, assim, deixar claro e específica a atração deve ser implementado para melhores resultados.
Com isso, criar estratégias que conecta a sua empresa/marca a sua persona é fundamental para que se ter êxito no objeto final.
Uma boa dica é sempre conhecer a sua persona a fundo de tal modo que uma propaganda, por exemplo, fique impossível de ser ignorada.
Mas calma aí, não fique apreensivo e comece a julgar que você não vai conseguir promover a sua marca, por que neste artigo separamos técnicas totalmente palpáveis em que você leitor pode executar em sua empresa para conseguir atrair mais clientes.
São 10 técnicas fáceis utilizando as estratégias de marketing que irão alavancar a receita da sua empresa com a entrada de novos clientes.
Convido-te agora a continuar neste artigo para você saber COMO ATRAIR MAIS CLIENTES para sua empresa.
Boa leitura!
Por que você precisa de estratégias para atrair clientes?
A estratégia é o que possibilita a coordenação dos passos em que você deve tomar em relação a cada estágio das ações que vai ser implementada.
É com ela que você vai ter clareza de como abordar um lead e transforma-lo em cliente além de fidelizar os parceiros que já existe em seu negócio.
Sem um plano de como executar e uma estrutura de como prosseguir fica impossível a atração de novos clientes, por isso, é tão fundamental ter essa parte bem estruturada.
10 técnicas para atrair mais clientes
1. Saiba quem é a sua PERSONA:
Persona é um personagem semifictício criado com base em dados comportamentais do seu cliente ideal.
A criação da persona é muito importante para que você saiba com quem e para quem deseja falar. A sua estratégia de implementação de negócio tem que ser toda voltada para o que o seu cliente ideal deseja.
Sem um direcionamento não adianta a sua empresa ter um produto perfeito se não for adequado para os desejos e dores da sua persona.
Por isso, nunca se esqueça que para atrair clientes(aqueles que adquirem os seus produtos) um passo fundamental é a criação da persona e uma dica é sempre aperfeiçoa-la para melhor entendimento.
2. Esteja nas mídias sociais em que sua persona frequenta
Uma das melhores técnicas de atração é participar ativamente das mídias sociais.
Mas usando a estratégia, estar onde o seu público frequenta é um meio de se conectar ainda mais com ele. Use da missão da sua empresa ou marca para atrair a atenção dele.
As redes sociais são um ambiente de conexão com grupos similares, por isso, vem crescendo muito nos últimos tempos; todos nós desejamos saber o que o outro está fazendo isso faz parte do ser humano e sempre buscamos aqueles que são semelhantes a nós, certo?
Busque essa interação com o seu público, diga como a sua empresa pode ajudar a sua persona a resolver o problema dela, desperte a curiosidade com bastidores, gere valor oferecendo um bônus, por exemplo, e deixe um gostinho de quero mais assim quem estiver realmente interessado em fazer parte do seu time vai querer virar cliente.
3. Invista em vídeo marketing
Vídeo marketing ou marketing de vídeo é uma boa maneira de gerar conexão, com um formato de fácil acesso o YouTube está aí com um número gigantesco de usuários ativos.
Quem atualmente não entra na internet para assistir um vídeo review para tirar dúvidas sobre um produto ou até está mexendo no seu Instagram, por exemplo, e de repente aparece aquele vídeo com uma promoção imperdível.
Fazer marketing de vídeo não é tão difícil como aparenta ser, procure aprender como executar ou busque um profissional para te auxiliar.
Lembra-se do seu objetivo e faça uma promoção imperdível ou um tutorial de como utilizar o seu produto (claro que alinhado sempre a sua persona e a verba da sua empresa).
Veja também:
- Tráfego pago x tráfego orgânico: o que é, qual o melhor?
- Os principais gatilhos mentais para aplicar em suas estratégias de marketing.
4. Crie um blog corporativo
Um blog para sua empresa ajuda a disseminar conteúdos relevantes para sua persona sobre temas do seu nicho de atuação.
Além de ser a parte da sua empresa que vai poder tirar dúvidas, agregar valor, ajudar totalmente de graça o visitante. Dessa forma gerando autoridade para aquele lead e o mercado naturalmente pode sair vendas daí, de forma passiva.
É muito importante que esse conteúdo seja de total interesse da sua persona, quanto mais seu conteúdo estiver alinhado, mais próximo de uma renda passiva vai, está.
5. Tenha um site responsivo
Ter um site que se adapte aos diferentes dispositivos é um dever de toda empresa que quer permanecer no mercado.
Saber que a maioria das pessoas acessa a internet pelo celular e não ter um site responsivo é a mesma coisa que perder milhares de leads qualificados. Esses leads que podem ser nutridos, e a médio e longo prazo ter oportunidades de virar clientes.
Se o seu site ainda não responde muito bem em diferentes dispositivos procure um profissional qualificado o quanto antes.
6. Invista em tráfego pago
Uma das formas de atrair clientes qualificados sem muito esforço é investir em tráfego pago.
Sei que para muitos que ainda são iniciantes pode ser difícil, mas pagar para seu conteúdo aparecer é dar um bum nos negócios. E o mais incrível é que uma campanha pode ser iniciada com pouca verba tipo, 5, 6 reais por dia e você pode ir escalando com o tempo.
Para você ter bons resultados, uma boa dica é sempre saber o básico pelo menos. Como subir uma campanha, segmentação de público e palavra-chave pode salvar o seu orçamento, mas se sua empresa puder investir buscar um profissional na área é sempre recomendado.
Alguns canais mais utilizados para fazer anúncios é o Facebook Ads e o Google Ads, não deixe passar oportunidades.
7. Faça ofertas e promoções
Quem não gosta de uma promoção em?
Realizar uma promoção em períodos estratégicos pode ser uma boa sacada para cativar aqueles clientes em potencial que não compraram antes porque o preço do seu produto não o agradava.
A melhor forma de aplicar essa promoção é aplicar a técnica da antecipação.
Comunique ao seu público de formas diferentes que a sua empresa vai fazer uma oferta imperdível e alimente esse comunicado dando fragmentos do que está por vir para despertar o interesse.
Quando chegar o dia do lançamento de aquele desconto e avisa ser por tempo limitado ou para poucas pessoas (aplique o gatilho mental da escassez) você vai ficar surpreso(a) do quanto vai vender.
Dica: Se você quiser potencializar seus ganhos de um bônus que seja relevante para sua persona em plena promoção, para que ela não se esqueça da sua empresa e vire um cliente recorrente.
8. Ofereça um material gratuito meio de funil
Quando o seu visitante deixa de ser só um visitante e se transforma em um cliente em potencial pelo estágio do funil de vendas, essa é uma boa hora para nutri-lo com a solução para o seu problema.
É nessa fase que ele já sabe do problema dele e está considerando soluções para resolver, é aí que a sua empresa pode oferecer um material gratuito como:
- Webinars;
- E-book mais aprofundado;
- Guias (tutoriais);
- Planilhas, etc.
Dessa forma as oportunidades do potencial cliente andar para o último estágio com a sua empresa é muito grande, sempre deixe em seu site um espaço com essa categoria de material ou tenha em mãos algo que pode solucionar o problema dele, nesse estágio do funil.
9. Faça parcerias
Nesse ponto sua empresa pode fazer parcerias com outras empresas para sanar debilidades.
Chamado também de co-marketing é uma tática não só usada por empresas pequenas mas também por empresas maiores.
Geralmente essas parcerias acontecem para gerar valor para ambas; sua empresa pode não conseguir fornecer sozinho um produto específico para sua persona, com a parceria o produto pode ser finalizado e lançado no mercado onde às duas empresas (ou mais) levam os créditos.
10. Ajude sempre a sua persona
Oferecer suporte de qualidade com o intuito apenas de ajudar a sua persona é um diferencial para poucos.
Isso porque toda empresa diz que dar suporte no pós venda, mas nós sabemos que isso é mentira e quando cumpre muitas falam que responderam em breve (o mesmo que sem tempo definido) ou em até 48 horas e você espera uma eternidade.
Ajude sempre a sua persona seja a conduzi-la no estágio de compra dela ou no pós-venda isso é uma diferença que fideliza clientes e transformam esses clientes em promotores da sua marca.
Conclusão
As técnicas de atração de clientes são inúmeras e podem ser criadas tanto com tráfego orgânico como com tráfego pago.
Buscar a melhor estratégia vai depender muito da sua categoria de negócio e meios para execução, contudo, é sempre bom ter cautela e entendimento do seu nicho.
Espero que esse artigo tenha te ajudado a buscar a melhor tática para atrair mais clientes. Deixe nos comentários o que achou, ficaremos felizes com a sua contribuição.
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