Por mais que possamos acompanhar o mercado, constantemente há novas
atualizações e inovações para facilitar o nosso dia-a-dia.
Com o marketing não difere!
Mas você sabia que o marketing é uma ciência(estratégia) não tão nova assim?
Estima-se que o marketing surgiu com as civilizações antigas para persuadir e
levar a um determinado fim (cambiar), mas é claro que nessa época ainda
não se chamava marketing, né.
O marketing ganhou força aqui no Brasil na década de 50 com a industrialização,
e vem evoluindo conosco dia-a-dia. Nessas evoluções surgiu a segmentação, com a
estratégia de combinarmos com a ideia de negócio.
Neste artigo, vamos abordar essa segmentação no marketing, suas divisões
taticamente para focar na clareza em que possamos conduzir em nossa estratégia
de negócio.
Quer entender um pouco mais?
Vamos lá, boa leitura!
1. Marketing Tradicional
Esse é o mais antigo alguns chamam marketing offline, por suas ações
serem feitas fora da “internet” sem nenhum intermédio do mundo virtual.
É utilizado em telemarketing, venda direta, anúncios offline, etc.Com a sua
facilidade, ainda é um dos mais utilizados até hoje para prospectar clientes.
2. Marketing de Conteúdo
Um dos queridinhos das empresas e empreendedores essa segmentação
vem crescendo ano após ano.
Criar conteúdo relevante em seu negócio, seja por meio do seu site ou das
redes sociais, por exemplo, é uma forma de atrair os olhares da sua
persona e criar uma conexão para engajá-la, assim, a sua empresa/serviço
terá mais autoridade no nicho.
Alguns formatos para gerar conteúdo são:
- blogs;
- sites;
- redes sociais;
- e-mail;
- webinars;
- e tantos outros.
3. Marketing Digital
O mais utilizado nos últimos anos vem sendo o marketing digital.
Suas ações só acontecem no ambiente online, cativando milhares de
pessoas ao redor do mundo; já que hoje em dia temos a facilidade de
ter sempre um celular em mãos.
Com seu crescimento essa segmentação do marketing é nítido que
veio para ficar.
Como só acontece em ambiente digital um dos meios mais utilizados
para a disseminação dessa modalidade são as redes sociais, que
também no que diz respeito cresce diariamente.
Veja também:
4. Marketing Direto
Essa categoria de marketing é utilizada constantemente, já que sua
função é falar diretamente com o seu consumidor.
Seja por meio do vendedor que bate na sua porta para oferecer
algum produto ou até mesmo aqueles SMS que você recebe da sua
operadora de celular, esse contato direto é um meio de marketing e
você vivencia isso diariamente.
5. Marketing de afiliado
O marketing de afiliados funciona como uma forma de recompensa
pelos serviços prestados, ou seja, um empreendedor ou empresa
fechou uma parceria com um indivíduo, ou marca/empresa direta,
ou indiretamente. Esse afiliado, faz a divulgação do serviço/ produto
ganhando assim uma comissão por cada venda realizada por ele.
Na prática, o que vemos muito hoje em dia são afiliados divulgando
cursos, e-books, pacotes diversos, etc.No entanto, o marketing de
afiliados vai muito além disso, você pode divulgar qualquer
produto/serviço em troca de comissão.
6. Inbound Marketing
Muito aliado a técnicas de Seo essa modalidade também é chamada
marketing de atração, faz com que os consumidores venham até a
empresa através de conteúdos pertinentes.
Instigando a curiosidade do lead, o atraindo com um assunto de seu
interesse tudo estrategicamente para converter em vendas
.
7. Outbound Marketing
Alinhado ao marketing tradicional e ao marketing direto, o outbound
marketing vai contrapartida ao inbound marketing.
A abordagem de seus possíveis clientes é extremamente ativa, e
muitas vezes acaba interrompendo a rotina de quem a recebe,
por isso é muito conhecido como marketing de interrupção.
Alguns exemplos dessa segmentação são as publicidades na tv
e os banners nos sites.
8. Vídeo Marketing
Não é segredo para ninguém que os vídeos estão em alta. O
conteúdo audiovisual caiu nas graças da população mundial,
isso porque é fácil de criar e ser consumido.
Com isso grandes empresas mundiais têm usado essa estratégia
para interagir com os seus consumidores e fortalecer ainda mais
suas marcas; tais como:
- Facebook;
- e o Google.
Mas não é só o Google e o Facebook que podem desfrutar dessa estratégia,
qualquer empresa, empreendedor ou pessoa pode criar sua publicidade em
vídeo e se beneficiar.
Os meios gratuitos para criar um vídeo marketing podem ser as lives, os
tutoriais ou até vídeos curtos, tudo com o intuito de promover um produto, ou serviço.
9. Email Marketing
O email marketing é toda publicidade que acontece por correio eletrônico
para uma lista de contatos.
Lembrando que para aplicar essa estratégia deve-se seguir algumas
normas e boas práticas para que seu email não vire spam.
Todo mundo precisa de um email para fazer a maioria dos cadastros pela
internet, então vale a pena tem uma lista de contatos por email para se
aproximar da sua audiência.
10. Remarketing
Conhecido também por Retargeting, consiste em ofertar novamente aos
consumidores que já fizeram uma ação prévia.
Muito indicado, por exemplo, para atingir aquele lead que chegou a um
passo de fazer a compra de um produto, mas não comprou.
O Remarketing pode ser feito por email, pelas redes sociais ou até por
WhatsApp, seja como for vale a pena tentar.
Veja também:
Conclusão
O marketing está em constante evolução, todas essas segmentações
servem para nos ajudar a conduzir uma estratégia de negócio eficaz.
Ao longo deste artigo, vimos os tipos de marketing mais utilizados e pode
ser muito para assimilarmos, mas não quer dizer que você tem que usar todos.
O melhor a fazer é sempre ter um bom senso e alinhar a sua estratégia
pensando em sua persona, assim terá mais clareza do seu objetivo.
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