Ad Code

Em Alta

6/recent/ticker-posts

Tráfego pago x tráfego orgânico: o que é, qual o melhor

 

Foto com uma questão, pergunta.



O tráfego web nada mais é do que a quantidade de usuários que navegam nas paginas da internet, ou seja, a quantidade de visitas recebidas na página.

Esse fator é muito importante para qualquer criador de conteúdo, empresa; empreendedor digital, em geral.

Quando se fala em começar a empreender no marketing digital, quer dizer que iremos trabalhar com conteúdo (Produtos/Serviços) na web, e teremos que achar formas de promover, alavancar, divulgar ou até prestar qualquer serviço pela web; e com isso vem o grande desafio qual é a melhor forma de promover esse produto por tráfego pago ou orgânico?

Para responder essa dúvida, fiz esse artigo para podermos esclarecer cada ponto que compõe os dois tipos de tráfego e ficarmos ciente de qual é o melhor, tráfego pago ou tráfego orgânico.

Acompanhe o artigo para saber mais; boa leitura.


Primeiramente devemos distinguir um do outro.

Veja também:

O Tráfego pago é o conceito de investir em plataforma especializada ou autoridades do meio, para mostrar o conteúdo (Produto) de forma destacada para o público.

Dessa forma a visibilidade vai ser alavancada por ser um demostrativo estratégico e pontual estando entre os primeiros resultados de busca.

O que mais compensa nesse tipo de tráfego é a sua agilidade de entrega para o possível público alvo.

Mas, por outro lado, não quer dizer que só por que você está pagando para aparecer seu conteúdo e deixa-lo mais destacado, que você vai ter uma enxurrada de visualizações ou vendas. Cabe você saber investir e ter discernimento de onde quer chegar com essa ação.

Dica: se você está começando no tráfego pago, uma boa sacada e sempre monitorar suas principais métricas e começar investir em tráfego gradualmente até você pegar verdadeiramente como se faz.


Formas de tráfego pago

  • Google ads;
  • Facebook ads;
  • Instagram ads;
  • YouTube ads;
  • Bing ads;
  • Taboola;
  • ...

Essas fontes de tráfego pago são as mais utilizadas no momento, por terem o seu conjunto de SEO potencializado gerando mais conversões.

O tráfego pago é uma boa estratégia para usar se tem como investir em uma boa campanha, para quem quer ter resultados rápidos e centralizados, visibilidade imediata e uma campanha constante até atingir o objetivo.


Tráfego orgânico



Foto de marketing de conteúdo para venda


O Tráfego orgânico já demanda um pouco mais de dedicação e visão de conclusão do objetivo a longo prazo. Essa estratégia acontece naturalmente a medida em que o conteúdo (Produto) vai sendo notado pelo público.

O segredo do tráfego orgânico é a consistência, quanto mais o seu conteúdo é visto mais será lembrado.

Se você trabalhar o seu conteúdo, o design e principalmente o SEO uma hora ou outra seu trabalho vai deslanchar.

Esse tipo de tráfego é bom, pois a única coisa que você vai gastar é o seu tempo na produção e distribuição dele, mas por outro o ponto negativo pode ser exatamente esse gastar seu tempo em possíveis resultados a longo prazo.

Dica: para potencializar o tráfego orgânico faça uma boa distribuição do seu conteúdo. Transforme o que seria apenas um artigo, por exemplo, em vídeo, postagens nas redes sociais, comentários sempre indicando o seu conteúdo alfa, dessa forma você consegue potencializar a entrega para mais pessoas em vários formatos diferentes.


Formas de tráfego orgânico

  • Grupos do Facebook e WhatsApp;
  • Fóruns da Internet;
  • Postagens nas redes sociais;
  • Vídeos curtos nas redes sociais;
  • Classificados gratuitos;
  • ...

Com essa fonte de tráfego orgânico o conteúdo vai ser mostrado naturalmente, e a medida que o tema for pesquisado com forme o grau de relevância e afins, o assunto será entregue.

O tráfego orgânico é bom para criadores que não tem pressa, ou para criadores sem desejos e orçamentos para se investir.


Conclusão

Por opinião própria creio que os dois tráfegos se completam, já que o Criador/Empresa pode usar a estratégia de pagar uma campanha específica para alavancar os demais conteúdos (Produtos).

Mas esse fator não tira o mérito do orgânico, pois por OPINIÃO PRÓPRIA é ele que dá a base na disseminação e continuidade do conteúdo (Produto).

Escolham o melhor tipo de tráfego conforme a sua estratégia e objetivo.

Espero que o conteúdo tenha te ajudado, e já que deixei a minha opinião deixe a sua também conte nos comentários qual você prefere, o tráfego pago ou o tráfego orgânico.


Foto de uma seta flecha para baixo


Postar um comentário

0 Comentários