Ad Code

Em Alta

6/recent/ticker-posts

Como funciona o marketing digital? Saiba definitivamente nesse guia!

 

Como funciona o marketing digital na prática


Saber como funciona o marketing digital é a principal forma de ter sucesso em sua jornada na área para alcançar seu objetivo final.

O marketing digital é atualmente uma poderosa ferramenta de atração, mesmo que o seu negócio ainda seja físico e você não pense em tão cedo em mesclar com o mundo on-line (o que atualmente é um desperdício e deixar dinheiro na mesa).

Contudo, muitas pessoas entram para o Mkt digital, mas nem sempre entendem como funciona esse mercado; o que também pode fazer perder valores seja monetário ou não.

Sendo assim, o melhor a fazer é saber como funciona o marketing digital mais precisamente através do nosso artigo aonde vai te explicar definitivamente sobre o assunto, certo?

Boa leitura!


O que é marketing digital?


O marketing digital é um dos tipos de marketing em ambiente on-line onde utiliza de um conjunto de táticas digitais em que uma empresa ou pessoa física utiliza para alcançar suas metas no marketing.

Seus principais objetivos são agregar valor, captar clientes, fidelizar clientes, desenvolver um produto ou marca.

A história do marketing digital se inicia com a evolução e popularização da internet lá no ano 2000, a medida que o ambiente virtual vinha crescendo (com a chegada do Google, das enciclopédias virtuais) as empresas começaram a perceber que para alcançar esses clientes eram preciso migrar para internet e produzir conteúdo para atrai-las.

A tecnologia da época possibilitou a criação das redes sociais e evolução dos blogs e sites onde gerava mais audiência para cada empresa.

Assim a internet que antes dessas interações entre as pessoas eram web 1.0 (uma internet com cara de cartão de visita e nada dinâmica) passou para sua segunda geração a web 2.0 (mais dinâmica e interativa) atraindo pessoas reais com potencial através de ações do e-marketing (marketing digital).

Dica: Leia mais sobre a história do marketing digital na Wikipédia.



Como funciona o marketing digital?


Marketing digital como funciona na prática?


Para fazer o marketing digital funcionar adequadamente é preciso traçar estratégias que irão conduzir suas ações durante todo o percurso.

Diariamente o marketing digital de uma marca ou empresa é exercida com ajuda das suas redes sociais, de campanhas e outros ferramentas para divulgação e engajamento de sua persona.

Saber manusear esse posicionamento gera mais credibilidade para a marca e autoridade perante o seu mercado.

Fazer funcionar o e-marketing de uma empresa é uma tática vital para sua divulgação.


Benefícios do Mkt digital


Algumas empresas menores por ser tradição ou falta de conhecimento de seus gestores podem ter uma certa dificuldade em aderir ao e-marketing, mas isso porque ainda não conhece os seus benefícios e todos os ganhos que podem levar a trazer.

Com a amplitude desse mercado e por a internet ser toda interligada a escalabilidade pode ser gigantesca para quem sabe utilizar.

Alguns benefícios do marketing digital para a marca, produto ou empresa:

Presença na internet

Ter uma presença online é muito importante atualmente para uma marca.

A mudança no comportamento dos consumidores de alguns anos recentes fizeram com que os próprios clientes quisessem saber mais sobre os produtos que elas consomem diariamente.

Com isso, dar sugestões de contato para eles ou até uma rede social para esses consumidores entender um pouco mais sobre processos e bastidores, faz com que se sintam mais próximos e aumenta a confiabilidade com a empresa e a autoridade perante a sociedade.


Construir uma audiência qualificada

Através da segmentação de público a empresa ou marca tem como falar com a persona certa do produto ou serviço e se relacionar com ela.

O conteúdo oferecido fica mais restrito ao consumidor ideal e com isso só atrai quem realmente se interessa.


Fidelizar clientes

Se você colocar na ponta do lápis conquistar novos clientes sai mais caro do que fideliza-los.

Isso porque, o cliente que comprou já sabe como é determinado produto ou serviço da marca, entretanto, o lead ainda não e terá que ser feito um bom marketing em torno dele (não que isso seja ruim).

Com o marketing digital funcionando adequadamente fidelizar esse cliente com técnicas de pós-venda (se for bem feito e para ajudar o cliente), pode fazer com que compre novamente da marca ou que ele a recomende para outras pessoas, se tornando um promotor espontâneo.


Analisar métricas detalhadamente

Analisar resultados ajuda a montar novas estratégias para o futuro, caso se algo não saiu como o planejado através das métricas a empresa pode traçar novas rotas para alcançar seu objetivo, mas isso só pode ser feito com precisão se a empresa souber como funciona o marketing digital que ela deve exercer.

As métricas são os dados reais de como as pessoas estão interagindo com determinada ação que a empresa fez.

Analisa-las pode salvar um negócio da falência ou aumentar uma ação que esteja dando muitos resultados positivos.


Excelente custo-benefício

Se formos comparar uma campanha na televisão com uma campanha on-line o valor final pode ser bem distintos.

Anunciar na internet pode sair bem mais barato do que se anunciasse off-line (depende também em quanto a empresa está disposta a pagar).

Mas fazer propagandas através de ações de e-marketing pode gerar altos rendimentos se for feito de forma orgânica também, se houver um número considerável do público e engajamento deste.

O custo de anunciar online pode sair mais em conta e gerar grande benefício (ainda mais se for uma empresa de pequeno ou médio porte).

Atenção: Se você quer aprender a ganhar dinheiro no marketing digital de forma simples e prática leia o artigo Rota das vendas online para ganhar dinheiro online de verdade!


Termos utilizados no marketing digital


Termos para aprender no Mkt digital


No marketing digital há alguns termos que observamos que sempre são pronunciados por quem trabalha na área; onde para um iniciante pode ser difícil de entender.

Abaixo listei 10 termos de marketing digital mais utilizados para ajudar a você:

1. Lead - O lead é um termo utilizado para potenciais clientes de seu produto ou serviço.

2. Persona - É a representação de uma pessoa semi fictícia de um cliente ideal, ou seja, é um perfil de cliente que servirá de moldura para sua estratégia de marketing.

3. Funil de vendas - São as etapas em que um cliente percorre, dividido em topo, meio e fundo de funil; até ser efetuado a venda.

4. CTA - Sigla derivada de Call-To-Action ou Chamada para Ação em que é feito para os leads darem o próximo passo (baixar algo, se inscrever, realizar uma compra, entre outros).

5. Conversão - É quando acontece uma ação já estipulada pelo produtor do evento (alguém baixou algo, se inscreveu, fez um teste, entre outros).

6. Landing page - É a página exclusiva de uma oferta onde é criada para conversão.

7. SEO - Também conhecido como otimização para motores de busca (Search Engine Optimezation), são táticas que ajudam o posicionamento de uma página de um site/blog a ser encontrado nas ferramentas de pesquisa (Google, Bing, entre outros motores de busca).

8. Métricas - São os resultados em números computados por ferramentas de medição de desempenho para ser feito os devidos ajustes ou mais ações.

9. Newsletter - Um tipo de boletim informativo usado para captação de e-mail de leads com o intuito de oferecer conteúdos diversos para seus assinantes.

10. Tráfego - Tráfego no marketing digital é o fluxo de pessoas que visitam uma estrutura seja por promoção ou adquirido organicamente.

Acima foi listado apenas 10 termos de marketing digital mais utilizados, mas lembrando que existem outros que são muito importante que você saiba para entender mais como funciona o marketing digital.


Conclusão


O marketing digital está constantemente em mudança, por isso, é preciso sempre está atualizado nesse mercado.

Como pudemos constatar através desse artigo entender sobre o MKT digital não é difícil basta ter a força de vontade para estar sempre em movimento.

Convido-te a deixar seu comentário nesse guia para que você possa me dizer se é dessa forma em que você pensava que o marketing digital funcionava.

Até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários