Quando as equipes se tornam auto gerenciáveis, seus gestores passam gradativamente a se preocupar menos com as demandas de seus colaboradores; mas como fazer isso é a questão.
Como gestor, seu objetivo é orientar sua equipe para alcançar o resultado. No entanto, isso não significa apenas coordenar o processo que atenderá aos seus objetivos nos critérios e prazos exigidos, e sim, significa considerar e acomodar os indivíduos envolvidos.
A maneira mais eficaz de garantir que as tarefas que você definiu sejam entregues com a máxima qualidade é ter as pessoas certas realizando as tarefas.
Saber delegar tarefas é uma característica fundamental para um bom líder. Para isso, defina as atividades da equipe e escolha as pessoas certas para se responsabilizarem por cada ofício.
O feedback permite ajustes que trazem mais produtividade é uma ferramenta poderosa na gestão de equipes. Quando você passa feedback para os seus colaboradores, você está demonstrando que se importa com o desempenho de cada um deles; ele é essencial.
Conhecê-los pessoalmente pode ajudar a fortalecer o trabalho em equipe. Busque aprender também com eles, crie dinâmicas em grupo para que o próprio colaborador entenda e compreenda as limitações dos seus colegas.
E por fim...
A “missão” define a sua tarefa diante do mercado e da sociedade, a “visão” enuncia um lugar no futuro que desejamos alcançar ao longo prazo, e os “valores” são os princípios que pautam cada uma das ações da Organização.
Como gestor, seu objetivo é orientar sua equipe para alcançar o resultado. No entanto, isso não significa apenas coordenar o processo que atenderá aos seus objetivos nos critérios e prazos exigidos, e sim, significa considerar e acomodar os indivíduos envolvidos.
Então, como você pode conseguir gerir sua equipe e ter o resultado esperado?
Para responder essa pergunta, preparei uma sequencia de respostas explicando com os 5 passos para gerenciar sua equipe através deste artigo.
Abaixo estão dicas matadoras para conseguir com êxito:
1. Montar a equipe certa
A maneira mais eficaz de garantir que as tarefas que você definiu sejam entregues com a máxima qualidade é ter as pessoas certas realizando as tarefas.
Caso os colaboradores que compõem a sua equipe não estejam devidamente preparados para as tarefas, vale a pena fazer treinamentos para que eles se capacitem.
2. Distribua cada tarefa para o colaborador certo
Saber delegar tarefas é uma característica fundamental para um bom líder. Para isso, defina as atividades da equipe e escolha as pessoas certas para se responsabilizarem por cada ofício.
Dessa forma ninguém fica sobrecarregado com afazeres de outra pessoa e sem falar que haverá uma agilidade na execução do trabalho.
Veja também:
3. Aposte no feedback constante
O feedback permite ajustes que trazem mais produtividade é uma ferramenta poderosa na gestão de equipes. Quando você passa feedback para os seus colaboradores, você está demonstrando que se importa com o desempenho de cada um deles; ele é essencial.
Lembrando que o feedback deve ser construtivo para agregar valor a equipe, por isso, tem que ter cautela em como será feito essa ação para não denigre nenhum colaborador e acabar prejudicando a equipe na totalidade.
4. Conheça sua equipe e faça com que ela se conheça também
Conhecê-los pessoalmente pode ajudar a fortalecer o trabalho em equipe. Busque aprender também com eles, crie dinâmicas em grupo para que o próprio colaborador entenda e compreenda as limitações dos seus colegas.
Fazer dinâmicas em grupo periodicamente além de ajudar no desempenho da equipe, ajuda também o próprio colaborador dar uma relaxada na rotina exaustiva que pode se tornar o trabalho diário.
E por fim...
5. Vivencie e ajude sua equipe a vivenciar a missão, a visão e os valores de sua empresa
A “missão” define a sua tarefa diante do mercado e da sociedade, a “visão” enuncia um lugar no futuro que desejamos alcançar ao longo prazo, e os “valores” são os princípios que pautam cada uma das ações da Organização.
A equipe deve conhecer bem a definição desses elementos da identidade da empresa, a equipe deve vivê-los.
E essa vivência só é possível quando a liderança e demais profissionais de fato os praticam nas suas atividades diárias.
Como gestor mostrar a equipe que praticar os fundamentos da empresa é bom pode trazer conforto e estabilidade para o colaborador. Dessa forma a satisfação em fazer parte da empresa pode ficar estampada nas atitudes de todos, e assim, acabar criando promotores involuntários da marca.
Conclusão
Pratique esses cinco passos para gerenciar sua equipe e veja os bons frutos gerados dessa união.
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